domingo, 11 de abril de 2010

O italiano Valentino Rossi já começou vencendo a temporada 2010 da MotoGP , na prova ocorrida no Qatar, etapa que marcou a abertura da temporada 2010 da categoria. Rossi largou na segunda posição e contou com a sorte, pois um dos principais rivais na briga pela vitóra, o australiano Casey Stoner que largou na pole, caiu no início da prova e deixou o caminho aberto para o italiano.

No início da prova Rossi saiu melhor e parecia que pularia na ponta, mas a Honda que possui um motor muito potente, deu o bote no fim da reta com o espanhol Dani Pedrosa e conseguiu fazer a primeira curva na frente. Valentino não se deu por vencido e ainda na primeira volta, conseguiu passar Pedrosa e pulou novamente para a liderança. Stoner que saiu na pole, caiu para a terceira posição.

Na segunda volta mais uma inversão nas primeiras posições: Dani Pedrosa e Casey Stoner deixaram Valentino para trás e depois Stoner superou Pedrosa e pulou para a liderança. Na briga pela quarta colocação, Andrea Dovizioso, também da Honda, passou o espanhol Jorge Lorenzo da Yamaha. Lá na frente, Stoner começou a esboçar uma fuga e Valentino tentando não perder contato com o australiano, foi para cima de Pedrosa e voltou para a segunda posição na quarta volta. Pedrosa acabou sendo ultrapassado também pelo companheiro de equipe, Dovizioso. No fim da mesma volta, o americano Nicky Hayden foi para cima de Pedrosa e foi mais um a superar o piloto da Honda, que já não tinha mais o mesmo ritmo do início

Na sexta volta, talvez já sentindo a pressão de Rossi, que se livrou de Pedrosa e foi atrás da liderança, Stoner que liderava caiu sozinho na pista e cedeu a liderança para o rival. A situação da corrida era então: Rossi, Dovizioso, Hayden e Pedrosa. Ainda na mesma volta, Lorenzo também se aproveitou do péssimo momento de Pedrosa e superou o rival e inimigo da Honda, assumindo a quarta colocação. Dovizioso e Hayden começaram um duelo pela segunda posição mais a frente, o que facilitou de certa forma a vida de Rossi.

O norte-americano Ben Spies, campeão da Superbike e que fez a mudança de categoria, começou muito bem esta nova fase da vida e entrou no grupo dos que deixaram Pedrosa para trás. O françês Randy de Puniet, que estava junto de Spies na pista, foi junto e também superou o espanhol. Depois de algumas voltas sem trocas de posições, Hayden deixou Dovizioso para trás na volta 17, mas levou o troco logo em seguida. Lorenzo que começou a render muito bem no fim da prova, passou Hayden, foi para cima de Dovizioso, superou o italiano e pulou para a segunda posição.

Lá na frente, beneficiado de toda esta briga, Valentino Rossi cruzou a linha de chegada na frente e venceu mais uma carrida na carreira. Jorge Lorenzo garantiu a dobradinha da Yamaha e a briga pela terceira posição foi por um fio de cabelo: na última volta Hayden passou Dovizioso, mas quando entraram na reta final, a Honda provou novamente que tem o motor mais potente da categoria e Dovizioso enfiou a mão e passou a frente do americano por apenas 0.011 segundos.

Confira abaixo o resultado final da prova:

1Valentino ROSSIITAFiat Yamaha TeamYamaha42'50.099
2Jorge LORENZOSPAFiat Yamaha TeamYamaha+1.022
3Andrea DOVIZIOSOITARepsol Honda TeamHonda+1.865
4Nicky HAYDENUSADucati Marlboro TeamDucati+1.876
5Ben SPIESUSAMonster Yamaha Tech 3Yamaha+3.903
6Randy DE PUNIETFRALCR Honda MotoGPHonda+9.322
7Dani PEDROSASPARepsol Honda TeamHonda+16.508
8Colin EDWARDSUSAMonster Yamaha Tech 3Yamaha+19.867
9Loris CAPIROSSIITARizla Suzuki MotoGPSuzuki+20.893
10Hiroshi AOYAMAJPNInterwetten Honda MotoGPHonda+21.100
11Marco SIMONCELLIITASan Carlo Honda GresiniHonda+31.638
12Hector BARBERASPAPaginas Amarillas AsparDucati+32.573
13Marco MELANDRIITASan Carlo Honda GresiniHonda+40.780

Um comentário:

  1. Valentino Rossi, sempre ele.....tem a sorte de que o Stoner caia quando ia líder rodando a "velocidade de cruzeiro"...heheheh

    Faltou completar o título, Thiago.

    ResponderExcluir