segunda-feira, 4 de abril de 2011

Polêmica entre Valentino Rossi e Casey Stoner após o incidente entre os dois pilotos no Grande Prêmio da Espanha de MotoGP

A pista molhada no circuito de Jerez provocou muitas quedas entre os pilotos de 125cc, Moto2 e MotoGP mas a que gerou polêmica e segue dando o que falar foi a de Casey Stoner e Valentino Rossi, na volta de nº7.

A luta era pela 2ª posição e Valentino chegou a ultrapassar a Stoner no final da reta, na curva nº1, quando no asfalto molhado, resvalou e foi ao chão levando com ele a Casey Stoner.

É sabido que Casey e Valentino não se levam nada bem desde Laguna Seca 2009, e o incidente parece ter agravado a situação.

Os comissários ajudaram a Rossi a voltar a pista - cerca de 8 comissários - enquanto ninguém se lembrou de empurrar a moto do piloto australiano, agora na equipe Honda.





Valentino pode voltar a pista e Stoner nao. Bem nervoso, esperou o italiano passar para, ironicamente, aplaudí-lo. Quanto aos comissários de pista, Stoner reclamou e ao fim fez uma "banana" para os comissários.

Mas a tensão não acabava ai. Final de corrida e Valentino Rossi, nada mais descer da moto, foi direto ao box da equipe Honda, para desculpar-se com Stoner.




Diante de dezenas de câmeras, se desculpou, e o australiano voltou a ser irônico com Valentino, que não entendeu a "mensagem":
"Como vai seu ombro? Algum problema com o ombro?" - perguntou Stoner, com sorrindo, para logo emendar com "Sua ambição sobressai ao seu talento", frase que Rossi pareceu não entender.

Desculpas "aceitas", foi a vez de Stoner aparecer na imprensa e repartiu palavras tanto para os Comissários quanto para o rival:

"Estou chateado por ter perdido pontos por um erro que não foi meu. A moto é difícil de arrancar empurrando e quando olhei pra trás só havia um comissário empurrando enquanto os outros já tinham ido. Assim é impossível.

A moto não tinha danos e podia ter conseguido uma boa quantidade de pontos para o Campeonato, mas é algo com que os pilotos que correm contra Valentino tem que aprender a conviver, não sei se pela fama ou porque razão, mas já me aconteceu o mesmo no passado, quando caí e os comissários ao invés de me empurrar, retiraram a moto.

Eu gostaria de ver certa uniformidade no comportamento dos comissários ao longo do Campeonato, algo assim como um Comitê de Árbitros que pusesse ordem nesse tipo de coisa e creio que é algo que deve surgir da FIM, da Comissão de Seguridade e Dorna."




"Valentino se desculpou como costuma fazer, como as câmeras de tv presente, é seu estilo. Eu prefiro as desculpas pessoais, mas ele é assim.

Não sei se seu erro foi devido ao ombro, a moto ou se simplesmente se precipitou. A corrida acabava de começar" - finalizou.