sexta-feira, 6 de novembro de 2015


Neste final de semana Valência vai sediar a decisão do título da MotoGP, uma verdadeira batalha entre os dois pilotos da Yamaha, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi. Depois da conturbada etapa da Malásia, onde o espanhol Marc Marquez se envolveu numa polêmica com Rossi, a disputa ficou ainda mais tensa. O italiano se irritou com os ataques do piloto da Honda, resolveu tirá-lo da linha mais rápida da corrida. Os dois se tocaram e Marquez foi ao chão. Como resultado, Rossi, que lidera o campeonato, terá que largar do fim do grid.

À primeira vista parece que está tudo acabado para Valentino, pois mesmo com sete pontos a frente do rival, vai ser duro escalar todo o pelotão e evitar que o rival empate no campeonato. Mas isto é só à primeira vista, pois na realidade, a diferença de rendimento das motos de fábricas para as de regulamento aberto é muito grande e o italiano não deve ter nenhuma dificuldade para se colocar entre os 10 primeiros da corrida. Deve gastar no máximo, sendo bem pessimista, três voltas para estar lá.

Daí a situação de Rossi começa a se complicar. Terá as Tech 3 pela frente e vai ser curioso saber/ver se Bradley Smith e Pol Espargaró apresentarão resistência a ele, já que o time é equipado com motores Yamaha. As duas Ducatis e as duas Suzukis (ou uma Suzuki, de Aleix Espargaró e a LCR Honda de Cal Crutchlow) serão os desafios reais de Rossi na sequência, pois possuem o direito de utilizar jogos de pneus mais macios que os da Yamaha, o que dá mais velocidade, e isto pode pesar contra Rossi.

Mas o "x" da questão na realidade será as duas Hondas de fábrica. Isto porque se Lorenzo vencer, Rossi precisa ser segundo (missão praticamente impossível). Se Lorenzo foi segundo, Rossi precisa ser terceiro (não tão impossível, mas igualmente difícil). Mas se as Honda estiverem bem e fizerem a dobradinha da corrida e Lorenzo for terceiro, basta a Rossi ser sexto para ser campeão e isto é completamente possível, mesmo largando do fim do grid, pois a superioridade do equipamento com relação às outras equipes é grande.

Resta saber qual será a postura dos pilotos da Honda. Primeiro por serem dois espanhóis, assim como Lorenzo, contra o italiano Rossi. Segundo porque o clima entre Valentino e Marquez ficou péssimo depois da Malásia. Pessoalmente eu acho uma grande bobagem estas insinuações. Antes de serem pilotos da mesma nacionalidade, representam Honda x Yamaha, duas montadoras rivais no Japão e não vejo nenhuma facilitando a vida do outra. Segundo, acredito no profissionalismo dos pilotos da Honda e se tiverem condições de fazer dobradinha, farão.

As respostas começarão a ser dadas nesta sexta-feira, com o início dos treinos livres em Valência, que na MotoGP têm uma importância gigantesca, pois define nos resultados combinados quem passa direto para o Q2 na classificação do sábado. Rossi, que já sabe de onde largará, deverá trabalhar bastante a moto para a situação que terá pela frente, que é andar forte do início ao fim e pode ser que nem o vejamos girando tão rápido nestes treinos livre, o que não indica que falta velocidade a ele. A única certeza que temos é de que teremos uma belo show pela frente.

6 comentários:

  1. "Pessoalmente eu acho uma grande bobagem estas insinuações" - sem mais Raposo. To contigo!

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, esse título não está mais na mão de Rossi, mesmo sendo torcedor do Rossi. Sou realista( assim penso eu) então Lorenzo já esta com a caneca, e só não fazer besteira.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, esse título não está mais na mão de Rossi, mesmo sendo torcedor do Rossi. Sou realista( assim penso eu) então Lorenzo já esta com a caneca, e só não fazer besteira.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza será a melhor prova do ano,VR vai vir com tudo e ainda acredito q ele seja campeão...
    GogoVR#46

    ResponderExcluir
  5. Com certeza será a melhor prova do ano,VR vai vir com tudo e ainda acredito q ele seja campeão...
    GogoVR#46

    ResponderExcluir
  6. A expectativa está grande por essa corrida... Belo texto Raposo!
    (paw)

    ResponderExcluir