quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

No próximo dia 6 de Janeiro, Lima no Peru será palco da abertura da temporada 2018 do maior Rally do Mundo, o Dakar. Dentre as cinco categorias que percorrerão cerca de 9000 km até a Argentina em duas semanas estão aos motos. São 98 as inscritas divididas principalmente entre KTM e Honda. As duas montadoras tendem a monopolizar a briga pelo título desta etapa.

Para os japoneses a missão é um tanto quanto difícil, pois desde 2001 só a KTM é campeã. Acabar com este domínio não será fácil. Em 2017 os pilotos da Honda até iam bem, mas ainda no final da primeira semana todos os principais pilotos da marca sofreram uma punição de uma hora no cronômetro por terem abastecido em local proibido. Eles entraram com recurso, mas de nada adiantou.

Os principais nomes da KTM são sem dúvida o australiano Toby Price, campeão de 2016 e que vem de um abandono no ano passado e o inglês Sam Sunderland, que com a queda de Price assumiu o posto de protagonista da marca na corrida pela vitória e levou o título. Já na Honda o espanhol Joan Barreda Bort e o português Paulo Gonçalves são os principais nomes, mas o francês Michael Metge também pode surpreender.

Correndo por fora tem a Yamaha com o francês Adrien van Beveren, a Husqvarna com o chileno Pablo Quintanilla e a Sherco com o espanhol Juan Pedrero García que são nomes experientes e que podem roubar a cena em uma ou outra especial, mas para levarem o título, provavelmente vão precisar contar com problemas dos rivais da KTM e Honda, pois em condições normais ainda estão um pouco abaixo.

Confira abaixo a programação do Dakar:


Estágio Data Partida Chegada
1 6-Jan Peru Lima  Peru Pisco 
2 7-Jan Peru Pisco  Peru Pisco 
3 8-Jan Peru Pisco  Peru San Juan de Marcona 
4 9-Jan Peru San Juan de Marcona  Peru San Juan de Marcona 
5 10-Jan Peru San Juan de Marcona  Peru Arequipa 
6 11-Jan Peru Arequipa  Bolivia La Paz 

12-Jan Bolivia La Paz  Rest day
7 13-Jan Bolivia La Paz  Bolivia Uyuni 
8 14-Jan Bolivia Uyuni  Bolivia Tupiza 
9 15-Jan Bolivia Tupiza  Argentina Salta 
10 16-Jan Argentina Salta  Argentina Belén 
11 17-Jan Argentina Belén  Argentina Fiambalá/Chilecito 
12 18-Jan Argentina Fiambalá/Chilecito  Argentina San Juan 
13 19-Jan Argentina San Juan  Argentina Córdoba 
14 20-Jan Argentina Córdoba  Argentina Córdoba 

0 comentários:

Postar um comentário