domingo, 22 de abril de 2018



Saindo da quarta colocação, Francesco Bagnaia conseguiu mais uma bela vitória na temporada, dessa vez em Austin. Para tal, o piloto da VR46 precisou descontar a grande vantagem imposta por Alex Márquez ainda no início da corrida e, depois de uma batalha acalorada, realizar a ultrapassagem para pegar a liderança com seis voltas para o fim e não mais perder. 

Foi a segunda vitória de Bagnaia no ano, um triunfo de confirmação do bom início de temporada principalmente após a batalha franca com Márquez. Alex por sua vez teve de se contentar com a segunda colocação mesmo após largar da pole e de liderar mais voltas na corrida. O piloto da Marc VDS dominou a maior parte da prova mas acabou a corrida tendo que se segurar para não perder também a segunda colocação para um impressionante Miguel Oliveira. 

Saindo apenas da 12º posição no grid, Oliveira logo se estabeleceu entre os ponteiros e, após boas brigas com Bagnaia e Vierge, conseguiu fechar a etapa Texana no pódio, seu segundo na temporada. 

Apesar de ter classificado em quinto, o atual campeão da Moto3 Joan Mir largou muito mal e completou a primeira volta na 19º colocação. A péssima largada no entanto não foi obstáculo para a recuperação incrível do jovem espanhol. Ganhando posições com muita velocidade, o piloto da Marc VDS conseguiu fechar a prova na 4º colocação, encaixando assim seu melhor resultado na temporada. Outro que fez uma grande prova de recuperação foi o também espanhol Iker Lecuona que, após largar apenas da 13º colocação, fechou a prova no top5, aproveitando-se no final do abandono de Xavi Vierge.

Brad Binder fechou em sexto, igualando o resultado conquistado no Catar, com Mattia Pasini em uma decepcionante sétima colocação. O italiano começou a prova brigando entre os ponteiros, mas com problemas nos pneus foi perdendo performance e posições durante a corrida. Jorge Navarro foi mais um que conquistou o melhor resultado na temporada até aqui, fechando a etapa na oitava colocação. Dominique Aegerter foi o novo, com um decepcionante Lorenzo Baldassarri apenas em décimo. Depois de um pódio e uma 4º colocação nas duas primeiras etapas do ano, Baldassarri apenas observou seus concorrentes ao título brigarem na frente enquanto ele sofria para se manter entre os dez primeiros colocados. 

Sam Lowes, mais uma vez, caiu ainda no início da prova e de novo não marcou pontos nesse que vem sendo um péssimo início de temporada para o ex-MotoGP.

O brasileiro Eric Granado fechou a etapa na 22º colocação neste que foi o seu melhor final de semana do ano.

No campeonato Bagnaia retoma a liderança, agora com 57 pontos, 10 a mais que Pasini, o antigo líder. Márquez é o terceiro colocado mas com o mesmo número de pontos de Pasini.