sábado, 21 de abril de 2018



Quarta etapa da temporada 2018 do Mundial de Superbike em Assen, na Holanda, e o inglês Jonathan Rea (Kawasaki), líder do campeonato, venceu mais uma. A torcida local chegou a sonhar com a vitória, já que Michael Van der Mark (Yamaha) estava em os primeiros e chegou a liderar por algumas voltas. A prova foi recheada de disputas nas primeiras colocações, com vários pilotos passando pela zona do pódio e no fim Rea, Van der Mark e Chaz Davies (Ducati) ficaram com as posições. Segue abaixo o relato da corrida:

Na largada Xavi Fores saltou muito bem da terceira para a primeira colocação seguido de Jonathan Rea. Alex Lowes caiu da pole para terceiro. Na segunda curva Rea passou por Fores para assumir a liderança e Lowes foi junto e com isto Fores caiu para terceiro. Quem largou muito bem foi o piloto da casa Michael Van der Mark que foi de sétimo para quarto. Já Lorenzo Savadore caiu de quarto para nono. Na terceira volta Van Der Mark também passou por Fores na briga pelo terceiro posto.

Ainda no mesmo giro o holandês passou pelo companheiro de equipe Alex Lowes pela vice-liderança. Na volta oito Michael Rinaldi, um dos destaques da etapa de Aragão, caiu e abandonou. Lá na frente Chaz Davies passou Fores para assumir a quarta colocação. Na nove Van der Mark, para delírio da torcida, superou Rea para liderar a corrida. E as movimentações nas primeiras posições não paravam e Davies foi para cima de Lowes e assumiu a terceira colocação e Fores que estava atrás, foi de carona.

Na 10 Rea conseguiu dar o troco em Van der Mark na bela briga pelo primeiro posto. Davies que estava próximo também deixou o piloto da Yamaha para trás, mas tomou o troco na sequência. Na volta seguinte o inglês da Ducati voltou a passar por Van der Mark e foi para cima de Rea disputar a vitória. Com sete voltar para o fim Savadori, que disputava posição contra Leandro Mercado, foi ao chão e abandonou.  Na 17 Van der Mark voltou a passar Davies pela segunda colocação e pela briga pela vitória. Mas daí para o fim não teve mais mudanças e Rea venceu com Van der Mark em segundo e Davies em terceiro.

Segue abaixo o resultado final da corrida: