
Em "jogo" fora de casa, Jorge Martin largou na frente e soube controlar seus principais adversários na corrida e no campeonato para ficar com uma bela vitória na Itália, após já ter conquistado no sábado sua quinta pole da temporada, a quarta em sequência.
Liderando desde o início da prova, o espanhol conseguiu controlar os pilotos da casa Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio para sair da Itália com mais um triunfo. O piloto da Gresini liderou o maior número de voltas e nas últimas curvas conseguiu encaixar linhas perfeitas que o fizeram, mesmo dando vácuo para os outros pilotos, ser mais rápido no sprint até a linha de chegada.
Bezzecchi, que vinha de queda na etapa anterior, fechou na segunda colocação para encaixar seu terceiro pódio na temporada e se manter na liderança do campeonato. Di Giannantonio, companheiro de Martin na Gresini e também postulante ao título, fechou o pódio após passar toda a prova brigando com os dois primeiros colocados.
No fim, apenas 0.062s separaram os três pilotos na linha de chegada, com a diferençe entre o primeiro e o segundo colocado ficando em incríveis 0.019s. Os três pilotos que foram ao pódio foram os responsáveis por formar, ainda no início da prova, o primeiro grupo, com o segundo grupo contendo grande parte das motos do grid se afastando mais e mais conforme a corrida foi passando.
Liderado na maior parte do tempo por Jaume Masiá, que na segunda metade da prova acabou caindo, a disputa no segundo pelotão foi vencida pelo argentino Gabriel Rodrigo que venceu a briga com Andrea Migno por pouco mais de um décimo, o suficiente para ficar com a quarta colocação.
A decepção da corrida foi Aron Canet que ficou com seu pior resultado na temporada, considerando as corriads em que completou todas as voltas. A 11º colocação deixou o espanhol da Estrella Galicia 22 pontos atrás do líder Bezzecchi na briga pelo campeonato.
Albert Arenas e Philipp Oettl, vencedores das últimas etapas - disputadas respectivamente em Jerez e Le Mans, também ficaram fora do top10, com Arenas em 14º e Oettl em 19º.