domingo, 6 de janeiro de 2019


Começou neste final de semana em Anaheim a temporada 2019 do Monster Energy AMA Supercross, principal competição indoor do planeta. A categoria segue com os grandes nomes de 2018 e ainda receberam as estrelas que brilharam na 250sx, categoria de base, como Joey Savatgy (Kawasaki), Aaron Plessinger (Yamaha) e Justin Hill (Suzuki), apimentando ainda mais a disputa. Jason Anderson (Husqvarna), atual campeão, corre atrás do bicampeonato, mas terá pela frente rivais muito fortes como Ken Roczen (Honda), Eli Tomac (Kawasaki) e Marvin Musquin (KTM). Correndo por fora ainda tem Justin Barcia (Yamaha) e Cooper Webb (KTM).

Em Anaheim a vitória ficou com Barcia, com uma ultrapassagem na parte final em cima de Dean Wilson (Husqvarna), que fez o "holeshot" e dominou boa parte da prova. Outro destaque dos primeiros giros foi Malcolm Stewart (Honda), mas ele caiu com cerca de 14 minutos quando ocupava a segunda colocação e perdeu algumas posições. Anderson não teve um bom início de campeonato. Fechou a primeira volta em terceiro, mas foi perdendo posições volta a volta e no fim terminou apenas na 10ª colocação. Wilson, depois de superado por Barcia no fim, ainda perdeu posições para Roczen e Tomac e terminou em quarto.

O grande destaque da etapa foi Webb, que trocou a Yamaha pela KTM em 2019. Ele se envolveu num acidente na largada e completou o primeiro giro em penúltimo. Mas ele partiu para cima dos rivais e no meio da prova já estava entre os 10 primeiros. Seguiu acelerando forte e na última volta passou por Malcolm Stewart para terminar em quinto. Plessinger chegou a andar em quarto no início e terminou em sexto, melhor entre os que subiram de categoria em 2019. Hill foi o 15° e Savatgy o 16°.

Segue abaixo o resultado final: